PROMOÇÃO - Eurípedes e Anália Ver ampliado

PROMOÇÃO - Eurípedes e Anália

Você conhece os dois grandes educadores espíritas do início do século XX? Eurípedes Barsanulfo inaugura a Pedagogia Espírita no Brasil realizando uma experiência de vanguarda. Anália Franco lutou com unhas e dentes para dar a oportunidade de educação e trabalho para todas as mulheres.

Mais detalhes

R$ 85,00

Eurípedes Barsanulfo inaugura a Pedagogia Espírita no Brasil e no mundo, realizando uma experiência de vanguarda durante a vigência da Primeira República no Brasil: o Colégio Allan Kardec.

Alessandro Cesar Bigheto foi beber em fontes históricas inéditas, colhendo o testemunho de ex-alunos e descendentes, além de farta documentação, para nos mostrar um Eurípedes muito adiante de seu tempo, um militante vigoroso de uma nova educação.

BIGHETO, Alessandro Cesar. Eurípedes Barsanulfo, um educador de vanguarda na Primeira República. São Paulo: Editora Comenius, 2007.


Numa época em que mulheres não tinham nenhuma participação social no Brasil e ainda pouquíssimas conquistas no mundo; em que a maioria era analfabeta, sem direito a voto, sem direito ao trabalho remunerado; num contexto em que negros eram considerados raça inferior, excluídos do projeto político de se fazer a nação brasileira; numa sociedade em que a religião hegemônica era o Catolicismo conservador ANÁLIA FRANCO, educadora brasileira, espírita, lutou com unhas e dentes não apenas para ter sua participação garantida (coisa que muitas mulheres já faziam), mas para dar a oportunidade de educação, desenvolvimento e trabalho para todas as mulheres, todas as etnias, todas as crianças.

Uma luta igualitária de quem acreditava na liberdade e, por isso, pôs em prática um projeto de resgate da dignidade dos mais excluídos.

Fundou mais de cem asilos/creches/escolas e dedicou-se à profissionalização das mulheres. Os dados recolhidos nas pesquisas de Eliane de Christo e Samantha Lodi evidenciam que Anália teve uma grandeza ímpar, uma contribuição luminosa, nos tempos obscuros em que viveu.

LODI, Samantha; CHRISTO, Eliane de. Anália Franco, a educadora e seu tempo. São Paulo: Editora Comenius, 2012.


  • Altura 17
  • Largura 24

25 outras opções

Anterior
Próximo